Sempre que alguém me falava que tinha lido o livro de determinado filme ou vice-versa, comentava que um dos dois tinha sido uma porcaria, -e normalmente era o filme.
Nesta última semana li o Caçador de Pipas. Foram quatro dias de leitura intensa. E realmente é uma leitura gostosa. Daqueles romances que você tem a impressão que é real. Se envolve com a história e acaba aprendendo pra caramba. Aí terminado o livro, fui assistir ao filme. Claro que comparações são inevitáveis, então assisti ao filme inteiro reparando nas semelhanças e diferenças:
Como não poderia deixar de ser, o livro se prende bastante a detalhes dos acontecimentos e descrições das pessoas. Coisa que o filme não segue a risca.
Boa parte dos diálogos são idênticos.
Pontos-chave do livro são passados no filme em cenas rápidas. Seria preciso um seriado de 10 capítulos para contar a história como é contada no livro. Porém, o filme pulou pontos que eu considerei super relevantes na história.
Breve resumo da história
Caçador de Pipas conta a história de dois garotos que nascerem e cresceram em Cabul, lá pros lados do Paquistão. Um chama-se Amir e outro, que na real trabalha com criado da família, Hassan. Eles passam a infância juntos e sempre competem em algo que era tradição: a guerra de pipas com cerol. Hassan fazia de tudo por Amir e o adorava como se adora a deuses. Ele foi caçar a última pipa que restou no campeonato para Amir exibi-la como troféu ao pai. Os garotos mais velhos da rua, que mais tarde se tornaram líderes talibãs, o perseguiram e, - mudaram o rumo da amizade dos dois, que se separaram e seguiram cada um seu rumo. Muitos anos depois, Amir, que passou sua juventude nos Estados Unidos, voltou ao país, já em plena guerra, para se redimir de um erro do passado que o atormentou em toda sua vida.
Para assistir:
2 comentários:
gostei muito seu resumo, mais cresentei algumas coisas.
Caçador de Pipas conta a história de dois garotos que nasceram e cresceram em Cabul, lá pros lados do Paquistão. Um chama-se Amir e outro, que na real trabalha com criado da família, Hassan. Eles passam a infância juntos e sempre competem em algo que era tradição: a brincadeira de pipas com cerol. Hassan fazia de tudo por Amir e o adorava como se adora a deuses. Ele foi caçar a última pipa que restou no campeonato para Amir exibi-la como troféu ao pai. Os garotos mais velhos da rua, que mais tarde se tornaram líderes talibã, o perseguiram e abuzaram sexoalmente o do Hassan,e mudaram o rumo da amizade dos dois, que se separaram e seguiram cada um seu rumo. Muitos anos depois, Amir, que passou sua juventude nos Estados Unidos, voltou ao país, já em plena guerra, para se redimir de um erro do passado que o atormentou em toda sua vida, foi rever Hassan, mas ja era tarde pois Hassan tinha sido assasinado, por proteger a casa do pai de Amir, mais ele acaba descobrindo que Hassan tem um filho, e vai a procurar por ele em um orfanato de crianças que sofreram consequensias da querra, mas Amir descobre que ele foi levado por um lider do talibã.Amir consegue recuperar o menino, que depois leva o menino para o Estados Unidos, e com ele começam uma nova vida.
Postar um comentário