Eu ate posso dizer que cuidei da minha saude pois fui a varios medicos que ha tempos ou nunca tinha ido. Li dois livros, estudei um pouco de web e ate, depois de 10 anos, senti o corpo trabalhar, fazendo pilates. Mas agora, passado quatro meses vi que foram quatro meses nao tao bem aproveitados.
Entao ontem mesmo enquanto dirigia de volta do hospital Bom Retiro, onde tive uma consulta com um psiquiatra homeopata, pensei que poderia compartilhar as alternativas de tratamento para quem sofre de depressao.
1. Religiao
O catolicismo pode decepcionar muitas vezes. Seja pela visao estereotipada, ceticismo ou ate pela noticias de padres pedofilos. Quem ve de fora os evangelicos ja vao logo pre conceituando, fieis cegos que dao ate o que nao tem. O espiritismo, a primeira vista, causa um pouco de panico. Mas eu digo que encontrar algo para acreditar, poder parar para meditar ou fazer bem ao proximo e uma alternativa para diminuir a depressao.
2. Voluntariado
Fazer bem ao proximo é fazer bem a si mesmo. Esquecer um pouco o capitalismo e praticar a filantropia pode fazer com que algumas portas da felicidade se abram. Seja por contatos profissionais, pelo proprio bem estar e pela sensacao de que fazer bem ao proximo é estar ajudando a fazer um mundo melhor.
3. Atividade fisica
Exercicio fisico libera uma substancia no cerebro chamada cerotonina, que é responsavel pelo humor, pela felicidade. Suar libera endorfina, que causa as mesmas sensacoes que a dopamina, ou seja, remedios. Praticar uma atividade que se goste faz bem ao cerebro, ao corpo, a alto estima e dá um basta de vez ao sedentarismo, até vicia!
4. Florais e Homeopatia
Enquanto a alopatia cuida da doença, a homeopatia cuida do ser humano. Em casos que a pessoa ja esta no fundo do poço da depressao, acredito que conciliar as medicacoes seja uma otima alternativa. Tomar medicamento homeopatico ou floral é equilibrar as energias, ou seja, baixar o que há de mais e subir o que há de menos no organismo.
5. Medicamentos
Depressao pode ate ter virado moda, desculpa e orgulho do tipo "Eu tenho depressao", eu faco isso "porque tenho depressao". Mas quem sofre desse mal tem que esquecer dos outros e pensar em si mesmo ate ter forças de passar pra frente o aprendizado. Tomar remedio pode ser um passo perigoso que te acompanhará para o resto da vida. Mas nem sempre a vida nos dá outra alternativa, nao é mesmo?
6. Escrever
Muita gente frequenta o psicologo mas eu, sinceramente, acho que nao adianta. Falar sim, esse é um santo remedio. Falar faz pensar com clareza e ver o problema sob um angulo externo. Pode ser conversando com um amigo de confianca, escrevendo os proprios sentimentos. Quem sabe sua tristeza vira livro que um dia te fará rir?
7. Um filho
Ter alguem sob quem voce é responsavel ajuda muito a nao se entregar. Nao é nada bom para um filho ver o pai ou a mae triste. Causa sofrimento e inseguranca. O que acaba te fazendo chorar menos para que ele nao te veja nesse estado. Mas mesmo com depressao, nao ha como nao sorir com um sorriso, com uma nova traquinagem.
8. A morte
É a unica alternativa que nao recomendo. Depois de visitar duas casas espiritas, percebi que tudo que voce faz te acompanha para sempre, seja em outras vida, se la onde voce for depois da morte. Nao se pode carregar um peso assim, nao é mesmo? A morte nao traz a solucao, nao elimina o problema. Tudo que se faz ou que sente tem um porque, vamos aproveitar o momento para resolver, aqui e agora.
Um comentário:
Gostoso de ler, é bem isso. Melhor ainda porque já passei por isso. Minha fórmula é encontrar seu canal de comunicação com Deus (s/atravessadores)e ser grata a todo momento. Seja feliz.
Postar um comentário