Ele ganhou! Todos os jornais, todos os veículos, todas as mídias noticiaram: Obama vence as eleições e é o primeiro presidente negro dos Estados Unidos da América. Um outro título me chamou atenção, da Agência AFP: O mundo voltou a amar os EUA.
A campanha foi boa? SIM
Ele chegou em boa hora? SIM
Tem carisma? MUITA
Mas tem um detalhe que (acho) ninguém comentou. Obama se identifica com vários atores que interpretaram presidentes do país em filmes feitos nos últimos 10 anos. Morgan Freeman e Chris Rock são exemplos com ` Impacto Profundo` e `Um Pobretão na Casa Branca`. Fato que, sem pensar muito, pode ter rendido alguns votinhos.
Para o Brasil, ou para os brasileiros, o fato de Obama ser presidente dos EUA também traz vantagens. Quando Bill Clinton (apoiou Obama) era presidente, muitas pessoas conseguiram, mais facilmente, tirar o tão sonhado green card. Outra: O Brasil tende a preferir presidentes republicanos, menos protencionistas, mas hoje não dependemos tanto assim deles. Próxima vantagem, eu descobri vendo CQC: Lula torcia pra Obama, o que pode melhorar o diálogo entre os dois países.
A curto prazo, McCain talvez fosse mais vantajoso para o Brasil, por fazer maior defesa do comércio livre, enquanto Obama e seu partido são contra a redução de tarifas agrícolas que beneficiariam o etanol brasileiro. Mas brasileiro se fosse votar em presidente para os EUA escolheria Obama porque: 1: ele parece brasileiro. 2: é simpático. 3: tem cara de jogador de futebol. O resto é resto!
Aproveitando o post...Obama comendo Mc
2 comentários:
Fico feliz por ver o Obama derrubando os velhos republicanos norte-americanos pelo fato de, num país onde os negros tinham que dar lugar no ônibus para os brancos, no governo do Kennedy, agora estes ocupam os confortáveis cômodos da casa branca.
Com direito à cachorrinho.
Valeu!
espero só que não acabe como o o Governo Lula na falsa esperança populista.
beijos
Postar um comentário